Participe da Campanha de Arrecadação 2019!

DEMONSTRATIVO DE DOAÇÕES 2018 – 2019:

INSTITUIÇÕES E PROJETOS APOIADAS:

 

1)    TURMA DO JILÓ – http://turmadojilo.com.br

A Turma do Jiló é uma associação social sem fins lucrativos que realiza projetos de educação inclusiva em escolas públicas. O programa, que conta com desenvolvimento profissional de professores e funcionários, acolhimento e orientação de familiares, diversidade através da música para alunos e reforma do espaço escolar, tem como objetivo principal não deixar nenhuma criança para trás tornando a escola uma referência em inclusão e desenvolvimento para a vida de todos os envolvidos.

Público atendido: Escolas públicas do estado de SP.

Vídeo institucional:  https://youtu.be/65T0ZjWEvM8

Iniciativas (e valores) a serem apoiadas:

I.    Construção de uma Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE): o AEE caracteriza-se em salas multifuncionais e sensoriais, com o intuito de proporcionar um modelo de ensino complementar ao ensino regular das escolas. Contempla um conjunto de atividades e recursos de acessibilidade e pedagógicos, para atender alunos com algum tipo de necessidade especial. Com este método de complemento escolar acessível é possível eliminar as barreiras de um aluno com algum tipo de deficiência para garantir sua plena participação na sociedade, o desenvolvimento de sua aprendizagem e autonomia. Apesar de ser obrigatório o Estado garantir o AEE aos portadores de deficiências, a maior parte das escolas não dispõe do espaço e arquitetura adaptados, como a iluminação e decoração personalizadas, e divisão de ambientes.

II.    Projeto completo de inclusão numa escola pública, já incluindo a construção da Sala de Atendimento Educacional Especializado: impacto de 1000 alunos e 1000 famílias, 60 professores e melhorias nos espaços. 

2)    CENHA – Centro Social Nossa Senhora da Penha – http://cenha.org.br

O CENHA é uma instituição social de caráter filantrópico que atua com apoio educacional e clinica terapêutica para pessoas de baixa renda com deficiência intelectual e motora. Dispõe de equipe de educadores e terapeutas que oferecem apoio pedagógico, oficinas pré-profissionalizantes, esportes e clínica de reabilitação (atendimento nas áreas de Serviço Social, Pedagogia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Equoterapia e Hidroterapia). Desenvolve ações extensivas aos familiares promovendo apoio, informação, orientação e encaminhamento, com o foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão social.

Público atendido: Pessoas com deficiência intelectual, física e motora que vivenciam situações de vulnerabilidade social , risco e violações de direitos ou pela ausência de acesso a possibilidades de inserção e inclusão social.

Vídeo institucional:  https://www.youtube.com/watch?v=zV-bo2v1hH0 

Iniciativas a serem apoiadas:
I.    Equoterapia
II.    Hidroterapia
III.    Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional

3)    ADERE – Associação para Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional –  www.adere.org.br

A Adere é uma instituição sem fins lucrativos que atua desde 1972 em prol da causa da pessoa com deficiência intelectual em programas inclusivos. No decorrer desse tempo investiu esforços na sua crença e buscou quebrar paradigmas e acreditar que as oportunidades, o investimento nas pessoas, o desafio de sua história de vida e o trabalho com a diversidade justificam a luta pela inclusão social. A Adere atende 90 usuários, jovens, adultos e idosos com o objetivo de minimizar os riscos de violência, vulnerabilidade social e exclusão social, fortalecendo os vínculos familiares e promovendo a inclusão da pessoa com deficiência e famílias com e na sociedade.

Público atendido: Jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual.

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=vLODNdDu0IM 

Iniciativas a serem apoiadas:

O Projeto Adere de capacitação e inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho atende atualmente 22 casos que frequentam diariamente as atividades e 8 casos que já estão incluídos no mercado corporativo.

4)    SIMBORA GENTE – https://www.simboragente.com

O Simbora Gente favorece o desenvolvimento pessoal do participante, a formação de indivíduos questionadores, autônomos e responsáveis capazes de interagirem com conhecimento, refletir e viver como cidadãos numa sociedade pluralista e em permanente transformação.  O Instituto oferece suporte pedagógico, terapêutico, lazer, orientação profissional, dança, teatro e consultoria a empresas e escolas. Mobiliza o participante a desejar o convívio social em diversos contextos, onde exercitam o ouvir e fundamentam sua posição, bem como fazer escolhas e responsabilizar-se pelas consequências a partir de um diálogo aberto pautado no respeito às diferenças. O trabalho do Simbora Gente também é pautado em ações conjuntas com as famílias e com a comunidade da qual está criança, adolescente ou adulto participa, com o foco no empoderamento, para que os envolvidos tomem reconhecimento de sua capacidade produtiva, se apropriando de seus direitos, deveres, necessidades, sonhos e tantos outros ideais possíveis de serem conquistados tornando-os assim agentes do processo de construção de uma sociedade comprometida com a inclusão e com a diversidade.

Público atendido: Pessoas com deficiência intelectual (a maioria com Síndrome de Down e Autismo). O ‘Simborinha, programa para crianças de 5 a 9 anos. O ‘Simbora Teen’, para adolescentes de 10 a 17 anos. O Simbora Gente público maior de 18 anos. O Simbora Gente Maturecer para maiores de 40 anos.

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=KxXc9HdhIBQ

Iniciativas a serem apoiadas:

I. Programa Sexualidade: Objetivos:

a.    Reduzir a vulnerabilidade de jovens com deficiências intelectuais frente as questões de sexualidade,  promovendo espaços para a discussão dos Direitos Humanos, Direitos Sexuais e Reprodutivos e Projeto de Vida.
b.    Estimular a reflexão das pessoas com deficiência intelectual no que diz respeito a construção de seus afetos e pensamentos sobre sua sexualidade e identidade sexual.
c.    Favorecer reflexões objetivando a tomada de consciência e aprimoramento de atitudes referentes à comunicação com a família e aos grupos sociais que esteja envolvida.
d.    Através da construção dos diversos contextos, favorecer a elaboração, a expressão e o exercício em situações de afetos e sexualidade, para que venha a ser protagonista de sua própria história

5)    ASSOCIAÇÃO PARADESPORTIVA JR – www.jrparadesporto.com.br

A JR PARADESPORTO é uma instituição pioneira no desenvolvimento do esporte para o deficiente intelectual no Brasil. Atualmente atende  90 atletas que participam de eventos esportivos regionais, nacionais e internacionais nas modalidades de natação, atletismo, futsal, ginástica artística e rítmica, além de apresentações em diversos eventos.

Público atendido: Deficientes intelectuais de 5 a 66 anos, em sua maioria de baixa renda, atendidos em 5 modalidades esportivas.
Iniciativas a serem apoiadas:

I. Aumentar o número de atletas atendidos (possuem demanda represada e não têm como atender).

6)    INSTITUTO MOVIMENTARTE DE TEATRO E DANÇA – www.facebook.com/institutomovimentarte

O Instituto Movimentarte é uma organização sem fins lucrativos que divulga a arte como um novo caminho de transformação social e uma importante ferramenta no desenvolvimento humano. A atividade principal são aulas de dança e teatro para, intervenções artísticas, apresentações e mobilizações sociais.

Público atendido: Deficientes intelectuais, 90% do público pessoas com Sindrome de Down.

Iniciativas a serem apoiadas:

I.    Produção de um Musical

7)    APOIE – ASSOCIAÇÃO PARA PROFISSIONALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO EXCEPCIONAL – www.apoie.org.br

O Apoie contribui com a formação profissional de jovens e adultos com deficiência intelectual, a partir dos 14 anos, sustentado pelos valores de Transparência – Ética – Profissionalismo – Credibilidade – Respeito – Experiência. A instituição promove um espaço de trabalho para que a pessoa com deficiência intelectual desenvolva o seu potencial, objetivando melhorar a qualidade de vida dos seus aprendizes, oferecendo-lhes ferramentas para sua autonomia, bem como a conscientização do seu papel dentro do núcleo familiar e da sociedade. A APOIE faz questão de envolver a família do aprendiz assistido no seu processo de desenvolvimento.

Público atendido: Jovens e adultos a partir de 14 anos com deficiência intelectual de leve a moderada, incluindo grupos de vulnerabilidade social.

Iniciativas a serem apoiadas:

Reforma da quadra de esportes existente no espaço, atualmente disfuncional sem piso (o chão de areia), cobertura ou qualquer infraestrutura necessária para que os aprendizes possam utilizar este espaço. Atualmente, a APOIE atende 63 famílias em suas oficinas. As atividades de apoio à saúde acontecem em espaços que se tornaram muito pequenos. Por exemplo, a associação recebeu pelo projeto de Condicionamento Físico, equipamentos de bicicleta ergométricas e esteiras, mas estes equipamentos dividem o mesmo espaço com os instrumentos de música. Sendo assim, quando se têm atividades físicas, não se faz as atividades de musicoterapia. Por isso, o ideal seria reformar o piso e construir uma cobertura na área onde hoje está uma quadra de areia obsoleta.

8)    FRIENDSHIP CIRCLE SP –  www.friendshipcircle.com.br

O Friendship Circle atua na inclusão social de crianças e jovens deficientes intelectuais por meio de ações que destacam a sociabilidade. O foco do projeto não é assistencial pelas áreas da saúde, e sim, social. O intuito é estreitar os laços entre os voluntários (adolescentes) e os assistidos, criando amigos verdadeiros que trocam experiências em momentos de interação lúdica. O Friendship Circle acredita que criança tem que brincar, se divertir e precisa de parceiros para que os vínculos de amizade sejam verdadeiros e cada vez mais fortes.

Público atendido: Crianças e jovens com deficiência intelectual a partir dos 3 anos de idade.

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=KZW2PhrbtFc

Iniciativas a serem apoiadas:

I.    Visitas domiciliares semanais: uma hora fixa por semana, uma dupla de voluntários vai à casa da criança assistida para brincar e interagir.
II.    Festas de aniversário: o projeto fornece bolo e enfeites personalizados com os temas preferidos da criança, e um grupo de voluntários fazem uma pequena festa para o assistido.
III.    Dia da Alegria: domingos de atividades com foco no encontro das famílias dos assistidos, como oportunidade para saírem com seus filhos em ambiente dedicado às crianças especiais.
IV.    Mom’s night: encontro de mães dos voluntários e mães dos assistidos, no sentido de integrar as famílias que veem seus filhos se desenvolvendo, crescendo e aprendendo tanto sobre o sentido da vida, da amizade e da inclusão social.

9)    ALMA DE BATERA –  www.almadebatera.org.br

O Alma de Batera é uma associação sem fins lucrativos que atua em parceria com outras instituições e espaços culturais, atendendo pessoas com deficiência interessadas em fazer aulas de bateria. Além das aulas, os alunos se apresentam em eventos e apresentações públicas. Atualmente,

Público atendido: Pessoas com deficiência física, motora e intelectual.

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=6iij3ikLyyg

Iniciativas a serem apoiadas: Produção de material para vídeo-aulas.

10)    INSTITUTO MANO DOWN –  http://www.manodown.com.br/

O Instituto Mano Down é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve pessoas com síndrome de Down, deficiência intelectual e qualquer interessado na temática inclusão e diversidade.

Em  cada fase do desenvolvimento da pessoa  são propostas atividades diferentes, com o objetivo de potencializar esse desenvolvimento, proporcionando oportunidades para que essas pessoas alcancem o máximo do seu potencial.

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=6iij3ikLyyg

Iniciativas a serem apoiadas: O projeto atividades do Espaço Cultural Mano Down engloba a realização de uma programação cultural, oferecendo para pessoas com síndromes, deficiência intelectual ou de baixa renda, cursos e oficinas gratuitos de diversas áreas culturais como: dança de salão, zumba, hip hop, canto, culinária, iniciação musical, capoeira, fotografia e teatro. Além das aulas o espaço oferece o apoio de uma equipe de pedagogos, assistentes sociais e psicólogos especializados que trabalham o desenvolvimento potencializado dos participantes e a integração social destas pessoas na sociedade, dentro de um ambiente de inclusão. Serão realizadas apresentações de música, teatro e dança pelos alunos participantes em locais diversos como resultado final de todas as atividades do projeto.

11)    INSTITUTO REAÇÃO –  http://www.institutoreacao.com.br/

Criado pelo medalhista olímpico Flávio Canto em 2003, o Instituto Reação é uma organização não governamental que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô e o jiu-jitsu desde a iniciação esportiva até o alto rendimento.

O Instituto Reação trabalha há 16 anos com a missão de transformar o conceito de responsabilidade social em ação na vida do maior número de pessoas (com e sem deficiência), integrando diferentes classes sociais pelo esporte. Atualmente, o instituto atende 1800 crianças, adolescentes e jovens com suas atividades através de seus seis polos no Rio de Janeiro e dois polos em Cuiabá.

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=6iij3ikLyyg

Iniciativas a serem apoiadas: O projeto socioesportivo Reação Escola Faixa Preta oferece aulas de judô e jiu-jitsu A proposta é desenvolver não somente as técnicas dessas modalidades esportivas, mas contribuir para o desenvolvimento social e humano dos jovens, formando faixas pretas dentro e fora do tatame. Atuando de forma complementar, o Reação Educação atua através da metodologia de projetos, criando projetos pedagógicos com um tema anual estimulando e desenvolvendo competências socioemocionais e cognitivas das crianças e jovens atendidos

12)    GRUPO JUNTOS –  Instagram: Juntos_grupo

O Juntos é formado por familiares de pessoas com deficiência, todos voluntários. Sua missão é acolher famílias de pessoas com deficiência e, através de campanhas, palestras, treinamentos em empresas e eventos, conscientizar a população em geral para um mundo mais inclusivo e humano.

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=6iij3ikLyyg

Iniciativas a serem apoiadas:

I- Campanhas Audiovisuais veiculadas nas redes sociais e em eventos culturais relacionados a inclusão.
II- Treinamentos em empresas privadas e repartições públicas com o objetivo de treinar os funcionários para um melhor atendimento a todas as PCDs.
III- Palestras Educacionais ministradas por todo o Brasil conscientizando sobre inclusão.
IV- Fórum Juntos é o evento anual do grupo onde o tema Inclusão é discutido por convidados de expressão na luta dos direitos das PCDs.

13)    INSTITUTO JÔ CLEMENTE –  https://www.ijc.org.br/

O Instituto Jô Clemente é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 58 anos previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual e apoia sua inclusão social e a defesa de seus direitos.

Iniciativas a serem apoiadas:

Projeto Diagnosticar para Incluir: tem como objetivo oferecer o serviço de referência em diagnóstico para 3.120 crianças e adolescentes diagnosticados com suspeita de doenças genéticas ou metabólicas que podem levar à deficiência intelectual, em situação de vulnerabilidade social no Município de São Paulo no ambulatório de diagnóstico da Organização, durante 24 meses.

O projeto investigará a causa da deficiência intelectual, a fim de garantir a intervenção mais adequada e, consequentemente, maior qualidade de vida das crianças e adolescentes.